quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

VELUDINHO prêmio INL de Literatura Infantil



O Prêmio INL de Literatura Infantil foi institutido em 1976 e conferido ao livro VELUDINHO com exclusividade, entre 73 concorrentes. Parecer da comissão julgadora: "História de um menino que sem querer fere um passarinho e passa a viver a ansiosa aventura de salvá-lo a todo custo. Narrativa ágil, que funde com naturalidade o coloquial e a linguagem culta, consegue manter a tensão ideal entre o humor, a emoção e o drama. Situada numa cidade do interior, a ação de Veludinho retrata com fidelidade o ambiente brasileiro. Narrativa em primeira pessoa, apresenta no entanto uma desenvoltura estilística que ultrapassa a normal limitação desse ângulo narrativo e que revela não só experiência de vida como inequívoca maturidade intelectual. Não foram concedidas menções honrosas. A comissão observa distância entre o valor de "Veludinho" e as demais obras." Membros da Comissão Julgadora: Nelly Novaes Coelho (USP), Laura Constância Austregésilo de Athayde Sandroni (FNLIJ), Ana Bernardes da Silveira Rocha (Bibl.Nac.de Brasília), Maria José da Fonseca Martins. em Brasília-DF, 03/08/1976.
Esse livro está na 39ª edição. Capa e ilustração de Eliardo França. Foi dramaturgizado por Lavínia Pannunzio para o Projeto de Artes Cênicas do IAT. Incentivado pela Lei Rouanet, PRONAC nº 05 6852, e patrocinado pelo Grupo MARTINS e TRIBANCO, realizou 98 espetáculos no Teatro Rondon Pacheco, Uberlândia-MG, nos anos 2007, 2008 e 2009, com entrada franca e transporte gratuito para um público-alvo de 34.000 estudantes de Ensino Fundamental. O espetáculo recebeu o Prêmio CENA MINAS 2008.

6 comentários:

  1. Excelente livro para crianças e jovens, muito cativante e pertinente no sentido de aguçar os sentimentos dos ouvintes para o cuidado com os seres vivos que nos rodeiam.

    ResponderExcluir
  2. O livro é altamente recomendável. A peça então...

    Claudia Farnesi
    www.claudiafarnesi.com.br

    ResponderExcluir
  3. A leiura é cativante e nesta era tecnológica, nós vemos o quanto é importante resgatar na criança um pouco do universo infantil tão esquecido.
    Vercilene de Moura Duarte

    ResponderExcluir
  4. Martha voce poderia me passar seu email?
    preciso fazer algumas perguntas para você,
    sobre trabalho de escola, sobre o livro Veludinho.

    ResponderExcluir
  5. Um pedido de esclarecimento. É seu esse artigo?

    http://movimentoordemvigilia.blogspot.com/2010/10/elogio-da-vagabundagem.html

    ResponderExcluir
  6. Martha, gostaria de saber se a senhora foi a autora do texto ELOGIO DA VAGABUNDAGEM.

    Meu email é migtiriba@gmail.com

    Obrigado,

    Miguel Tiriba

    ResponderExcluir